Pular para o conteúdo principal

O PÉ DE LARANJAS DA MINHA CASA







foto - ?
Em nossa casa tinha um pé de laranjas que ficava na lateral da casa. Ele ficava muito florido na primavera e no verão já estava carregado de frutas. Por ser uma laranjeira não enxertada, continha muitas sementes nas laranjas. Geralmente a gente começava a apanhar e chupar as laranjas, quando estavam grandes, mas ainda verdes. Claro que meu pai não gostava nem um pouco que gente fizesse isto. Ele sempre queria ver a laranjeira repleta de frutos maduros. Mas isto acontecia, porque eram muitas laranjas e mesmo a gente chupando as laranjas tidas como "de vez", elas amadureciam praticamente todas juntas.
foto - ?

Meu pai costumava impor regras para chupar as laranjas. Geralmente permita que todos apanhassem num final de semana por exemplo. Quando ele dizia para não apanhar laranjas enquanto ele estivesse trabalhando, era melhor obedecer, porque ele era bastante severo com quem o desrespeitava. 
Ao dizer que ninguém deveria apanhar laranjas, olhava para mim e dizia que "principalmente eu". Mas a gente apanhava uma ou outra, mesmo contra a vontade dele, e claro, sem deixar minha mãe ver, porque ela acabava contando a ele quando via um de nós chupando laranjas sem ordem.
Certo dia, enquanto meu pai trabalhava, eu coloquei a escada debaixo do pé e fui apanhar algumas laranjas para chupar escondido, como costumávamos fazer. Enquanto apanhava as laranjas, aproveitando que minha mãe estava ocupada dentro de casa, meu pai chegou mais cedo do serviço e me viu apanhando as laranjas. 
foto - ?

Eu estava em cima da escada, procurando por laranjas maiores e de preferência as amarelinhas. Meu pai simplesmente foi chegando e levantou o pé e bateu com toda força na escada. Ao fazer isto, a escada saiu dos meus pés e eu rodopiei no ar e cai em cima de meu braço direito que veio a quebrar. Não satisfeito com isto, meu pai começou a me chutar perguntando se eu era surdo e não tinha ouvido o que ele tinha dito. Com os chutes que dava, alguns pegaram nas minhas costas o que provocou a quebra de duas vértebras. Com meus gritos minha mãe apareceu e conseguiu evitar que ele me chutasse mais.
Não conseguia me levantar e não conseguindo respirar direito, comecei a passar mal e, segundo relatos de minha mãe, desmaiei.
foto - ?

Acordena unidade de saúde com o braço engessado e uma faixa enrolada em torno do meu abdômen. Minha mãe estava comigo e quando fomos saindo para irmos pra casa, o médico chamou minha mãe e disse que já não estava tolerando mais o que meu pai fazia comigo. Disse que se eu voltasse ali machucado ou com algum osso quebrado novamente, ele iria comunicar as autoridades policiais. Disse que aquilo precisava ter um fim antes que algo pior viesse a acontecer. O médico disse que meu pai não me corrigia nem me castigava, quera um absurdo o que ele fazia comigo. Ele só não dizia nada as autoridades policiais porque causa de minha mãe mesmo. Minha mãe apenas disse que não iria acontecer novamente, porque já estava decidido que eu iria para um colégio interno no início das aulas. Minha mãe pediu a médico para não dizer nada a ninguém, porque se ele falasse com as autoridades, seria pior para todos eles.
O médico concordou dizendo que era para evitar me levar lá novamente, porque já estava cansado de mentir que eu havia caído de árvores.  A ambulância nos levou para nossa casa.



A PAIXÃO DE IR CADA VEZ MAIS LONGE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE.
AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO. 
POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO.
DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.

ESTE POST FAZ PARTE DO SITE "BELEZAS DA HUMANIDADE"
CLIK AQUI E CONHEÇA OUTRAS MARAVILHAS DO HOMEM