Pular para o conteúdo principal

A CIDADE DE "SERRA" NO ESPÍRITO SANTO, TEM PRAIA PARA SURFISTAS, PRAIA DE ÁGUAS QUENTES E PRAIAS CALMAS PARA A FAMÍLIA







BEM VINDO A CIDADE DE SERRA. CIDADE DAS MELHORES PRAIAS DO ESTADO
imagem - Elpídio Justino de Andrade
SERRA TEM 409.267 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM SERRA EH: SERRANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 06 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.556
ORIGEM DO NOME
O topônimo está relacionado à origem da cidade, localizada ao pé da serra.
HISTÓRIA
A colonização das terras, onde se desenvolveu o município teve início em meados do século XVI, quando o Padre Brás Lourenço, em missão de catequese, penetrou na região, povoada pelos índios Goitacazes. Fundou ao pé do monte Mestre Álvaro, a aldeia de Conceição, onde se situa a sede municipal. No mesmo local, foi erigida Igreja, dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
A Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra foi elevada a freguesia eM 1752 mas foi somente instalada em 1769, depois de construída a igreja nova matriz, que tinha, por filial, a Ermida de São José.
A então Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Serra foi elevada à categoria de vila em 1822.
O município da Serra foi criado em 1833, com território desmembra­do do município de Vitória, através da resolução do Conselho de Governo de 2 de abril de 1833 e instalado em 19 de agosto daquele ano.
AQUI UMA POUSADA
imagem -  Paulo César
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL
O patrimônio histórico e cultural da Serra é riquíssimo. Além do folclore típico e da Igreja e Residência Reis Magos, encontra-se ainda a Capela de São João Batista, que integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina. Ela foi construída em 1584 e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.
Outro sítio histórico e cultural do município é o de Queimado. Composto pelas Ruínas da Igreja de São José e pelos resquícios arqueológicos do povoado foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993.
No Centro da Serra, construída em 1769, está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE SERRA
imagem -  Deanni F.
imagem - Paulo César
imagem - Sócrates Dravel
imagem - Sócrates Dravel
imagem - Sócrates Dravel
imagem - ?
imagem - BAS Chultaes
imagem - Super Agradável
PARQUINHO MUNICIPAL
imagem - Super Agradável
MORRO DO MESTRE ÁLVARO
COMEÇANDO PELA SUBIDA
imagem - Super Agradável
imagem - Giovani Augusto Ferreira
imagem - Super Agradável
imagem - Giovani Augusto Ferreira
imagem - Wikipédia
imagem - BAS Chultaes
imagem - ES Barzil
imagem - Sócrates Dravel
IGREJA E RESIDÊNCIA REIS MAGOS
Construída por jesuítas e índios tupiniquins por volta de 1580, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Recebe milhares de visitantes todos os anos.
imagem -  RN Latvian
imagem - RN Latvian
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Primeiro templo religioso do município, fundado no ano de 1556. Sua arquitetura atual foi concluída em 1769. Seu interior possui pinturas de autoria do artista Walter Francisco de Assis, considerado o maior pintor serrano de todos os tempos.
imagem -  BAS Chultaes
imagem - BAS Chultaes
PRAIAS E LAGOAS
A Serra tem 23 quilômetros de litoral, dividindo-se em cinco balneários. Há praias para todos os gostos, desde águas agitadas que convidam à prática do surfe até as de águas calmas e quentes.
Com rica gastronomia, o litoral serrano permite saborear a típica culinária capixaba, com destaque para a famosa moqueca, o peroá e a tilápia.
Para certificar a excelência dos serviços prestados, muitos dos estabelecimentos do município ostentam o Selo de Qualidade Turística, conferido aos empreendimentos adequados à legislação e aos requisitos de higiene e qualidade no atendimento.
AQUI A PRAIA DE BICANGA
Tem praias de águas quentes e sombra farta, oferecida pelas amendoeiras. São boas para a pesca e mergulho, além de abrigarem um berçário de guaiamuns, uma espécie de caranguejo. Preserva o aspecto de vila de pescadores.
imagem -  Diana Kaya
imagem - Francisco H. Moro
PRAIA DE JACARAÍPE
É o mais famoso balneário da Serra, palco dos shows nacionais no verão. Também é sede de campeonatos de esportes na areia e de surfe. Conta com boa infraestrutura urbana e turística. Em Jacaraípe, estão a Lagoa do Juara (ou Juá) e a Casa de Pedra, importantes pontos turísticos da cidade.
imagem -  Francisco H. Moro
imagem - Francisco H. Moro
imagem - Francisco H. Moro
PRAIA DE MANGUINHOS
Famoso pela gastronomia e pelo ambiente bucólico, Manguinhos tem ares de vila de pescadores e conta com diversos restaurantes, sendo palco de um dos principais eventos gastronômicos do Espírito Santo, o Manguinhos Gourmet. No Carnaval, acontece o tradicional Banho de Mar à Fantasia, que costuma atrair foliões de outros municípios.
imagem -  Francisco H. Moro
imagem - Paulo César
imagem - ?
PRAIA DE CARAPEBUS
No balneário, que está inserido numa APA (área de proteção ambiental), está a bela Lagoa de Carapebus, que fica separada da praia por uma faixa de areia. É local de desova de tartarugas marinhas e da prática do surfe.
imagem -  Diana Kaya
PARQUE YAHOO
imagem - Super Agradável
imagem - A. Chieus
imagem - A. Chieus
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO




                                      VALEU SEMPRE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…