Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 11, 2012

XAMBIOÁ / TO - TERRA DO MAIOR CRISTAL DO MUNDO

--> -->BEM VINDO A CIDADE DE XAMBIOÁ. TERRADO MAIOR BLOCO DE AMETISTA DO MUNDO, COM TRES QUILOS E OITOCENTOS GRAMAS.
AQUI O CRISTO REDENTOR MARCA A ENTRADA / SAÍDA DA CIDADE.
imagem - Maverick 75
QUEM NASCE EM XAMBIOÁ EH: XAMBIOAENSE
A CIDADE TEM 11.484 HABITANTES - IBGE 2010
XAMBIOÁ FAZ ANIVERSÁRIO EM 14 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.953
ORIGEM DO NOME
EXISTEM TRÊS VERSÕES PARA A ORIGEM DO NOME DA CIDADE, TODAS NA LÍNGUA KARAJÁ.
(TRONCO MACRO-JÊ): "UMA OUTRA ALDEIA". XAM = AVE, BIOÁ = VELOZ, OU SEJA: "AVE VELOZ" OU "PÁSSARO VELOZ". XAM = TERRA, BIOÁ OU BIGUÁ = ÁGUA, OU SEJA: "TERRA DE MUITA ÁGUA". COM A DESCOBERTA DE UMA JAZIDA DE CRISTAL DE ROCHA QUARTZO NA CHAPADA DO CHIQUEIRÃOEM JUNHO DE 1952, ATRAVÉS DO CAÇADOR JOSÉ COELHO DA SILVA (ZÉ GRANDE) É QUE SE INICIOU A POVOAÇÃO NÃO ÍNDIA NA REGIÃO QUE HOJE É O MUNICÍPIO DE XAMBIOÁ.
MAS NO ANO DE 1881, O PRESIDENTE DA PROVÍNCIA DE GOIÁS E ESCRITOR, DR. J. A LEITE MORAIS, NAVEGANDO PELO RIO ARAGUAIA …

NÃO ACREDITO QUE FIZ ISTO

-->
-->De volta a minha casa, procurei minha mãe e mostrei a ela os quadros que tinha feito e contei a historia da mulher da rua do meio, que ficou rindo do quadro que fiz, alem de dizer que eles não valiam um centavo. A reação da minha mãe foi a mesma da mulher na rua. Rio muito, muito mesmo e pior, contou para meu irmão mais velho. Meu irmão pegou os quadros, Dava gargalhadas sem fim, foi contando para todos. Todos ficaram rindo sem parar, um chegou a pendurar um quadro na parede e disse que era para quando eu ficasse famoso. Ainda bem que minha mãe mandou todos pararem de rirem de mim. Chegou até ameaçar um, castigo. E foi na hora certa, porque mais um pouco, eu teria chorado. Eu não era de chorar, fazia isto muito raramente, mas ali, na frente de todos, engoli o choro algumas vezes.
Eu estava na coberta que tinha no quintal. Meu irmão havia colocado os quadros em cima da mesa que tinha ali. A mesma que eu usei para pintá-los e pregar a moldura. Olhei novamente…

CAMPESTRE / MG - NOS VERDES CAMPOS DE MINAS

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE CAMPESTRE. ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS.
AQUI CHEGANDO NA CIDADE VIA BR 267
imagem - Renato Rodrigues 56

QUEM NASCE EM CAMPESTRE EH: CAMPESTRENSE
A CIDADE TEM 20.686 HABITANTES - IBGE 2010
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE AGOSTO E FOI FUNDADA EM 1.830
ORIGEM DO NOME
A ORIGEM DO NOME SE PRENDE À EXISTÊNCIA, NOS PRIMEIROS TEMPOS, DE UMA ÁREA DE CAMPO, ENTRE AS MATAS, A QUAL FOI APROVEITADA PARA A FORMAÇÃO DO POVOADO. O PRIMEIRO NOME DO MUNICÍPIO FOI NOSSA SENHORA DO CARMO DE CAMPESTRE.

HISTÓRIA
CONTA A TRADIÇÃO QUE A PRIMEIRA PENETRAÇÃO EM TERRITÓRIO DO ATUAL MUNICÍPIO, DEU­-SE POR EFEITO DA AÇÃO ARROJADA DOS BANDEIRANTES PAULISTAS, NOS PRIMÓRDIOS DA COLONIZAÇÃO DO PAÍS. QUANTO À ORIGEM DA CIDADE, SABE-SE QUE POR SER O LOCAL PONTO DE PASSAGEM DE VIANDANTES QUE DIRIGIAM À APARECIDA DO NORTE (SP) E CAMPANHA (MG) - SURGIRAM RANCHOS NOS QUAIS FAZIAM POUSO, E MORADORES FORAM SENDO ATRAÍDOS AO LOCAL, PRINCIPALMENTE PORTUGUESES. EM 1830, EM TERRAS DOADAS PELOS…