ROTEIROS TURÍSTICOS : 04/17/12

HOLGER DANSKE / HOLGER, O DINAMARQUÊS

HOLGER DANSKE, OU HOLGER, O DINAMARQUÊS, É UM HERÓI LENDÁRIO DA DINAMARCA.
A PRIMEIRA REFERÊNCIA QUE TEMOS SOBRE A SUA EXISTÊNCIA APARECE EM ANTIGOS POEMAS FRANCESES, DE MEADOS DO SÉCULO XI.
DE ACORDO COM A LENDA, ERA FILHO DE GODOFREDO, REI DA DINAMARCA. O SEU FILHO FOI MORTO POR CARLOS, O JOVEM, FILHO DE CARLOS MAGNO; EM BUSCA DE VINGANÇA, PROCUROU-O E MATOU-O. SÓ POR POUCO O IMPEDIRAM DE MATAR O PRÓPRIO CARLOS MAGNO. RESISTIU A CARLOS MAGNO DURANTE SETE ANOS, MAS FEZ A PAZ PARA LUTAR AO LADO DELE CONTRA OS SARRACENOS. DURANTE ESSA BATALHA MATOU O GIGANTE BREHUS.
ESTE CONTO PODE TER ALGO DE HISTÓRICO, UMA VEZ QUE FONTES DINAMARQUESAS INDICAM QUE POR VOLTA DO ANO 800, NO AUGE DO IMPÉRIO DE CARLOS MAGNO, UM REI DINAMARQUÊS CHAMADO GODOFREDO EMPREENDEU COM SUCESSO UMA GUERRA CONTRA A EXPANSÃO DOS FRANCOS PARA A FRÍSIA E PARA SCHLESWIG DURANTE LONGOS ANOS. APÓS UM IMPASSE PROLONGADO, A PAZ FOI DECLARADA ENTRE AMBOS.
TAL COMO BARBAROSSA E O REI ARTUR, NA LENDA DINAMARQUESA HOLGER TORNA-SE UM REI NA MONTANHA; DIZ-SE QUE MORA NO CASTELO DE KRONBORG, COM A SUA BARBA CRESCIDA ATÉ AO CHÃO, DORMINDO LÁ ATÉ QUANDO A DINAMARCA SE ENCONTRAR EM PERIGO. NESSA ALTURA, ELE LEVANTAR-SE-Á E LIBERTARÁ O PAÍS.
NO CASTELO DE KRONBORG, EM HELSINGOR, EXISTE UMA ESTÁTUA REPRESENTANDO O HOLGER DANSKE. A TRADIÇÃO DIZ QUE A ESTÁTUA GANHARÁ VIDA QUANDO A DINAMARCA SE ENCONTRAR EM GRANDE PERIGO E O HOLGER DANSKE SALVARÁ A NAÇÃO.

OS BARALHOS DE CARTAS FRANCESES REPRESENTAM O HOLGER DANSKE NO VALETE DE ESPADAS, 

Fonte - Wikipédia

CASTELO DE KRONBORG / CASTELO DE HELSINGOR - HAMLET

O CASTELO DE KRONBORG ESTÁ SITUADO PERTO DA CIDADE DE HELSINGOR NA PONTA EXTREMA DA ZELÂNDIA NO PONTO MAIS ESTREITO DE ÖRESUND, O ESTREITO ENTRE A DINAMARCA E A SUÉCIA. 
NESTA PARTE, O ESTREITO TEM SOMENTE QUATRO QUILÔMETROS DE LARGURA, DAÍ A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DE MANTER UM FORTE NESTA POSIÇÃO. O CASTELO TEM, POR SÉCULOS, SIDO UM DOS MAIS IMPORTANTES DO RENASCIMENTO NO NORTE DA EUROPA E FOI ADICIONADO À LISTA DE PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO EM 30 DE NOVEMBRO DE 2000.
A HISTÓRIA DO CASTELO DATA DE UM FORTE, KROGEN, CONSTRUÍDO EM 1420, PELO REI DINAMARQUÊS, ERIC DA POMERÂNIA. O REI INSISTIU NO PAGAMENTO DE UM PEDÁGIO (PORTAGEM) POR TODOS OS NAVIOS QUE DESEJASSEM ENTRAR OU SAIR DO BÁLTICO; PARA REFORÇAR SUAS DEMANDAS, CONSTRUIU UM FORTE PODEROSO CONTROLANDO O ESTREITO DO CATEGATE. ESTE FORTE CONSISTIA EM UM NÚMERO DE EDIFÍCIOS DENTRO DE UMA PAREDE CIRCUNVIZINHA.
KRONBORG ADQUIRIU SEU NOME DE HOJE EM 1585 QUANDO FOI RECONSTRUÍDO PELO REI FREDERICO II EM UM CASTELO MAGNÍFICO DO RENASCIMENTO, ÚNICO PELA APARÊNCIA E TAMANHO NA EUROPA.
EM 1629, UM MOMENTO DE DESCUIDO DE DOIS TRABALHADORES FEZ COM QUE GRANDE PARTE DO CASTELO FOSSE INCENDIADA. SOMENTE A CAPELA FOI POUPADA, MIRACULOSAMENTE, PELA FORÇA DE SEUS ARCOS. O REI CRISTIANO IV DA DINAMARCA PÔS GRANDES ESFORÇOS EM RESTAURAR O CASTELO E POR VOLTA DE 1639 O EXTERIOR ERA OUTRA VEZ MAGNÍFICO, MAS O INTERIOR NUNCA MAIS RETOMOU SUA GLÓRIA ORIGINAL.
KRONBORG É TAMBÉM CONHECIDO POR MUITOS COMO "HELSINGOR," O PALCO PARA MUITAS REPRESENTAÇÕES DE HAMLET, FAMOSA TRAGÉDIA DE WILLIAM SHAKESPEARE. HAMLET FOI REPRESENTADO NO CASTELO PELA PRIMEIRA VEZ PARA MARCAR O 200° ANIVERSÁRIO DA MORTE DE SHAKESPEARE, COM O ELENCO CONSISTINDO DE SOLDADOS DA GUARNIÇÃO DO CASTELO. O PALCO ESTAVA NA TORRE DE TELÉGRAFO NO CANTO SUDOESTE DO CASTELO. DESDE ENTÃO A PEÇA FOI EXECUTADO DIVERSAS VEZES NO PÁTIO E EM VÁRIOS LOCAIS DA FORTIFICAÇÃO.
KRONBORG ABRIGA UMA ESTÁTUA DE OGIER O DINAMARQUÊS (HOLGER DANSKE), QUE, DE ACORDO COM A LENDA, DESCANSA AÍ ATÉ O DIA EM QUE A DINAMARCA ESTIVER EM GRANDE PERIGO, TEMPO NO QUAL ELE IRA LEVANTAR-SE E SALVAR A NAÇÃO.

O CASTELO FOI CENÁRIO PARA O CALENDÁRIO DE NATAL DE TV, JUL PÅ KRONBORG, O QUAL APRESENTAVA TANTO HAMLET COMO OGIER O DINAMARQUÊS COMO CRISTIANO IV.

Fonte - Wikipédia

ESTÁTUA DE HAN

A "PEQUENA SEREIA", UM DOS SÍMBOLOS DE COPENHAGUE (DINAMARCA), VAI GANHAR UM "AMIGUINHO". A ESTÁTUA DE "HAN", UM GAROTO SENTADO EM UMA ROCHA NA MESMA POSE DA PERSONAGEM DO CONTO DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN.
VAI SER INSTALADA NA CIDADE PORTUÁRIA DE HELSINGOR (QUE FICA A APROXIMADAMENTE 45 MINUTOS DE VIAGEM DA CAPITAL). FEITA DE AÇO INOXIDÁVEL - DIFERENTEMENTE DO BRONZE DA GAROTINHA - A OBRA ESTÁ SENDO PROJETADA PELA DUPLA DE ARTISTAS EUROPEUS MICHAEL ELMGREEN E INGAR DRAGSET.
O GRANDE DIFERENCIAL DA ESTÁTUA, PORÉM, PROMETE FAZER MULTIDÕES SE ACOTOVELAREM PRÓXIMAS DO FUTURO NOVO PONTO TURÍSTICO: A CADA UMA HORA, HAN VAI RAPIDAMENTE PISCAR. UM SISTEMA HIDRÁULICO POR DENTRO DA ESTÁTUA E DA PEDRA EM QUE ELA ESTARÁ SENTADA VAI SER O RESPONSÁVEL PELO EFEITO.
HELSINGOR É CONHECIDA POR SER ONDE FICA O CASTELO DE KRONBORG, LOCAL QUE ACREDITA-SE SER O CENÁRIO DA HISTÓRIA DE HAMLET, DE WILLIAM SHAKESPEARE.
Fonte – UOL.com.br

O TREM DENTRO DO GALPÃO

Estava indo para uma empresa, fazer o serviço de medição da qualidade do ar. Parei o carro nas proximidades desta empresa. Entrei e a sala de espera parecia uma agência de banco. Estava com uma garrafa de um litro, plástica, nas mãos, para coletar amostras. Sabia que tinha que usar o elevador se quisesse ir onde eu queria. Passei por entre algumas pessoas, achando que o elevador estivesse ali. Mas não o encontrei. nisto vi um guarda subindo uma rampa que dava acesso a parte de baixo. Cheguei ao guarda corpo e vi uma caldeira lá em baixo. Era lá que eu deveria fazer a medição, só que não sabia como descer. Olhei em volta e o local onde eu estava era tipo um galpão muito cumprido, largo e tinha um trilho de ferrovia passando no meio dele e fazendo uma curva cuja que o levava a uma saída na lateral deste galpão. Então vi que envia um trem puxando muitos vagões e vinha muito rápido. Este trem puxava vagões do tipo prancha. Ao lado deste galpão, oposto ao que o trem entraria, havia um corredor aberto que deveria ter uns 4 metros de largura. Vendo o trem vindo muito rápido, temi que os vagões pudessem descarrilhar e fui em direção a este corredor, pois havia várias portas ligando ele ao grande galpão. O trem passou velozmente e foi passando os vagões até que os dois últimos vagões não fizeram a curva e descarrilharam e foram para este corredor aberto onde eu estava. Os vagões foram batendo nas paredes e parou perto de mim. Eu já estava apavorado sem saber para onde ir. Sai deste corredor e vi várias pessoas correndo gritando sobre os vagões terem descarrilhado. Eu tentava dizer que não tinha acontecido nada, mas as pessoas gritavam e corriam de um lado para outro.

Divinópolis, MG cem anos atrás - As fotos de Divinópolis, MG de cem anos atrás quando tinha pouco mais de 10.000 habitantes. Hoje são mais de 235.000 habitantes. Vem ver:














As fotos de Divinópolis, MG de cem anos atrás quando tinha pouco mais de 10.000 habitantes. Hoje são mais de 235.000 habitantes. Vem ver:
Interior das Oficinas da Rede Mineira de Viação (Estrada de Ferro oeste de Minas) (Thymonthy Becker)
AQUI PODEMOS VER O CENTRO DA CIDADE, COM O SANTUÁRIO, O COLÉGIO DOS PADRES E ABAIXO A PONTE QUE LIGA O CENTRO AO BAIRRO PORTO VELHO.
foto - Colombo
NESTA PÁGINA, IREMOS MOSTRAR COMO DIVINÓPOLIS COMEÇOU. ALGUMAS FOTOS SÃO RARAS E POSSUEM MAIS DE CEM ANOS.
ESTE FOI O SEGUNDO LOCAL ONDE FUNCIONOU A CÂMARA MUNICIPAL. AQUI NA RUA SÃO PAULO.
foto - ?
AQUI ANTIGA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA. HOJE EH O HOTEL DAS VOVÓS.
foto - ?
ESTA EH A RUA SÃO PAULO. REPARE QUE OS POSTES DE LUZ FICAVAM NO MEIO DA RUA.
foto - ?
AQUI A MESMA RUA SÃO PAULO, ENTRE ANTÔNIO OLÍMPIO DE MORAIS (ANTIGA AVENIDA DA INDEPENDÊNCIA) E AVENIDA VINTE E HUM DE ABRIL.
foto - ?
AQUI A AVENIDA PRIMEIRO DE JUNHO ESQUINA COM RUA SÃO PAULO. REPARE AS BOMBAS DO POSTO DE COMBUSTÍVEL.
foto - ?


O PRIMEIRO PRÉDIO DA CIDADE. EDIFÍCIO HERCÍLIO. AINDA ESTA DE PÉ. FICA NA RUA GOIÁS ENTRE A AVENIDA ANTÔNIO OLÍMPIO DE MORAIS E AVENIDA VINTE E HUM DE ABRIL.
foto - ?
Aqui quando da construção da ponte ligando o centro ao novo bairro que se formaria. O bairro Porto Velho. Só depois dela que se começou a explorar o lado direito do rio Itapecerica. Esta ponte foi um presente da Cia Imobiliária Porto Velho que era a maior de Minas Gerais. O nome que o bairro do outro lado do rio recebeu foi em homenagem a esta Cia Imobiliária. "Porto Velho"foto - ?
AQUI UMA V ISTA PARCIAL DA CIDADE
foto - Colombo
IGREJA DO ROSÁRIO NA PRAÇA DO MERCADO CENTRAL.
foto - ?
AQUI A AVENIDA PRIMEIRO DE JUNHO. ESTA AVENIDA LIGAVA A CATEDRAL, NO LARGO DA MATRIZ, ÀS OFICINAS DA REDE MINEIRA, NA VILA OPERÁRIA (HOJE BAIRRO ESPLANADA)
foto - Colombo
Aqui o Santuário de Santo Antônio com o colégio dos padres. Este colégio pegou fogo e foi destruído. Aqui funcionava o primeiro curso de Teologia da Igreja Católica em Minas Gerais. Este curso foi transferido posteriormente para a "PUC" (Pontifícia Universidade Católica) de BHfoto - Colombo

VISTA DA ENTRADA DO SANTUÁRIO DE SANTO ANTÔNIO
foto - ?
AQUI UMA VISTA PARCIAL DO CENTRO
foto - ?
UMA VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - hauff
AQUI O LARGO DA MATRIZ DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. ESTA IGREJA PEGOU FOGO E OUTRA FOI CONSTRUÍDA NO LUGAR.
foto - ?
AQUI A RUA RIO DE JANEIRO SAINDO DA AVENIDA PRIMEIRO DE JUNHO
foto - ?
AQUI OS HOTÉIS DA ÉPOCA. HOTEL AVENIDA E IRIS HOTEL, NA ESQUINA DA AVENIDA PRIMEIRO DE JUNHO COM RUA RIO DE JANEIRO. O IRIS HOTEL AINDA CONTINUA FUNCIONANDO
foto - ?

Aqui a Avenida Primeiro de Junho vista da esquina da Rua Rio de Janeiro. Repare nestas duas construções iguais a esquerda. Foi a primeira escola de Divinópolis. O segundo prédio foi construído em 1919. O prédio da frente foi construído em 1927. Juntos formavam o grupo escolar "Padre Matias Lobato" hoje funciona ali a Escola Estadual Joaquim Nabuco.foto - Roberto
A CIDADE CORTADA AO MEIO PELO RIO ITAPECERICA
foto - Colombo
AQUI O INSTITUTO NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. MAIS CONHECIDO COMO "COLÉGIO DAS FREIRAS" CONTINUA FUNCIONANDO NO MESMO LOCAL, NA RUA RIO DE JANEIRO.
foto - Colombo
AQUI UMA PROCISSÃO QUE SEGUIA SUBINDO A RUA RIO DE JANEIRO
foto - ?
FINAL DA AVENIDA VINTE E HUM DE ABRIL
foto - ?
AVENIDA PRIMEIRO DE JUNHO ESQUINA COM RUA SÃO PAULO.
foto - ?


AVENIDA PRIMEIRO DE JUNHO / NA ESQUINA UM BAR. HOJE UMA LIVRARIA
foto - ?
FINAL DA AVENIDA VINTE E HUM DE ABRIL. HOJE NESTA PROXIMIDADE FUNCIONA O SUPERMERCADO ABC
foto - ?
Aqui o Cine Popular. Segundo cinema da cidade. Depois vieram o Cine Divinópolis e o Cine Arte Ideal. Desde a inauguração deste cinema e até os dias atuais, Divinópolis sempre teve sala de cinema. Investir em cultura sempre foi o forte da cidade.foto - ?
AQUI A VELHA ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
foto - ?
O COLÉGIO DOS PADRES QUE PEGOU FOGO. NÃO FOI RECONSTRUÍDO
foto - ?
RUA RIO DE JANEIRO
foto - ?


PRAÇA DO BAIRRO PORTO VELHO
foto - ?
AVENIDA PRIMEIRO DE JUNHO
foto - ?
LARGO DA MATRIZ DO DIVINO ESPÍRITO SANTO JÁ COM A IGREJA NOVA E ATUAL.
foto - ?
PARCIAL COM AS OFICINAS DA REDE MINEIRA
foto - Colombo
AS OFICINAS DA REDE MINEIRA E AO FUNDO A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, QUE FOI DEMOLIDA
foto - ?
Veja algumas fotos raras da cidade. Estas fotos adquiri no mercado interno de Divinópolis junto ao proprietário.
Aqui a primeira estação ferroviária da vila Henrique Galvão. Primeiro nome que a cidade recebeu.foto -  Thymonthy Becker

A RUA OESTE DE MINAS, QUE PASSA EM FRENTE A ATUAL ESTAÇÃO FERROVIÁRIA.
foto -  Thymonthy Becker
INTERIOR DAS OFICINA DA DA REDE MINEIRA DE VIAÇÃO.
foto -  Thymonthy Becker
ESTA EH A RUA "M",
Na Vila Operária, atual Bairro Esplanada, havia três rua apenas:
A Rua "R" (rua principal e da oficina),
A Rua "M" (conhecida como rua do meio ou rua do buracão devido a um enorme buraco nas margens do rio Itapecerica, onde hoje esta o SENAI)
E a Rua "V" (conhecida com rua do bar) porque ali tinha o bar.
Os nomes das ruas eram as iniciais do nome da ferrovia (RMV) Rede Mineira de Viação.
Esta Rua "M" hoje se chama Avenida Engenheiro Benjamim de Oliveira.
ESTA EH A CASA DO ENGENHEIRO CHEFE DA OFICINAS. FICAVA NO FINAL DA RUA "M" (ENGENHEIRO BENJAMIM DE OLIVEIRA)
foto -  Thymonthy Becker
A CASA FOI DEMOLIDA E NADA COLOCADO EM SEU LUGAR. HÁ APENAS MATO.
foto -  Thymonthy Becker
VISÃO DAS OFICINAS COM A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO AO FUNDO
foto -  Thymonthy Becker

A PRIMEIRA ESTAÇÃO DO ARRAIA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
foto -  Thymonthy Becker
A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO QUE FOI DEMOLIDA. HOJE TEM UMA PRAÇA NO LOCAL.
foto -  Thymonthy Becker
foto -  Thymonthy Becker
OS FERROVIÁRIOS DE DIVINÓPOLIS QUE CONSTRUÍRAM A MARIA FUMAÇA DE Nº 339.
foto -  Thymonthy Becker
A REDE MINEIRA DE VIAÇÃO
foto -  Thymonthy Becker
O BONDE QUE CARREGAVA OS FERROVIÁRIOS DAS OFICINAS PARA O CENTRO DA CIDADE.
foto -  Thymonthy Becker
foto -  Thymonthy Becker

Você pode gostar:
A RUA "M" NOVAMENTE.
foto - Thymonthy Becker
CONSTRUÇÃO DAS OFICINAS
foto -  Thymonthy Becker
AQUI AS OFICINAS EM 1916 ( EXATOS 100 ANOS )
foto -  Thymonthy Becker
A CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (DEMOLIDA) E A CONSTRUÇÃO DOS GALPÕES DAS OFICINAS DA REDE MINEIRA.
foto -  Thymonthy Becker
HOTEL CONSTRUÍDO PERTO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E ESTAÇÃO RODOVIÁRIA. CHAMAVA-SE "GRANDE HOTEL"
foto -  Thymonthy Becker
AQUI A USINA GRAVATÁ (HOJE TEATRO MUNICIPAL USINA DE GRAVATÁ)
ESTA FOI A PRIMEIRA USINA DE ÁLCOOL COMBUSTÍVEL EXTRAÍDO DE MANDIOCA DO BRASIL.
PARA A INAUGURAÇÃO VEIO ATÉ O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. FECHOU TEMPOS DEPOIS, POIS ERA INVIÁVEL A PRODUÇÃO DE ÁLCOOL A PARTIR DA MANDIOCA.
foto - ?
COLÉGIO DOS PADRES
foto - Darwin Gouvêa
AQUI DIVINÓPOLIS HOJE

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE

Você também pode gostar:


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO

fonte / fotos = Thymonthy Becker /  IBGE / Divulgação / Internet / 

As fotos de Thymonthy Becker foram adquiridas junto ao proprietário



A GENTE SE ENCONTRA QUALQUER DIA DESTE NUM LUGAR DE MINAS.
ATÉ LÁ.