Pular para o conteúdo principal

JALAPÃO / TO - ENTRE DUNAS E PICINAS NATURAIS

-->
O PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO FOI CRIADO EM 12 DE JANEIRO DE 2001 E SE ENCONTRA LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE MATEIROS. 
O PARQUE ABRANGE UMA ÁREA DE QUASE 150 MIL HECTARES E É CONSIDERADO COMO O MAIOR PARQUE ESTADUAL DO TOCANTINS.
A CIDADE CONHECIDA COMO PORTA DE ENTRADA DO JALAPÃO É PONTE ALTA DO TOCANTINS.
O JALAPÃO É UMA REGIÃO ÁRIDA PONTILHADA DE OÁSIS, SITUADA A LESTE DO ESTADO DO TOCANTINS, COM TEMPERATURA MÉDIA DE 30°C, TEM ÁREA TOTAL DE 34 MIL KM², CORTADA POR IMENSA TEIA DE RIOS, RIACHOS E RIBEIRÕES, TODOS DE ÁGUA LÍMPIDA E TRANSPARENTE.
É POSSÍVEL PASSAR DIAS NO JALAPÃO ENTRE TUCANOS, PAPAGAIOS, ARARAS-AZUIS, SIRIEMAS, EMAS E URUBUS, SEM VER UMA ÚNICA PESSOA. A DENSIDADE POPULACIONAL É DE 0,8 HAB/KM².
Fonte – Wikipédia
CONHECIDO COMO DESERTO BRASILEIRO, JALAPÃO REÚNE DUNAS E PICINAS NATURAIS NA MESMA PAISAGEM.
É NESSE CLIMA DE (AGRADÁVEIS) SURPRESAS QUE SE FAZ TURISMO EM UM DOS DESTINOS MAIS NOVOS E DESCONHECIDOS DO BRASIL: O JALAPÃO, CUJO NOME É UMA REFERÊNCIA A UM TUBÉRCULO TÍPICO DA REGIÃO, A JALAPA-DO-BRASIL
LOCALIZADO NA DIVISA ENTRE BAHIA, MARANHÃO E PIAUÍ, EM UMA ÁREA DE 34.113 KM², O JALAPÃO É CONHECIDO COMO O DESERTO BRASILEIRO. NÃO APENAS PELAS MONTANHAS DE AREIA QUE FORMAM AS DUNAS DE ATÉ 30 METROS QUE SE MOVIMENTAM AOS PÉS DA SERRA DO ESPÍRITO SANTO, MAS TAMBÉM PELA DENSIDADE DEMOGRÁFICA LOCAL QUE CONTA COM ÍNFIMO 0,8 HABITANTE ENCONTRADO A CADA KM².
NO ENTANTO, A MAIOR INSPIRAÇÃO DESSE DESTINO DE AVENTURA, GENUINAMENTE BRASILEIRO, VEM DE SUAS ÁGUAS. NÃO É À TOA QUE A REGIÃO TAMBÉM É CONHECIDA COMO "DESERTO DAS ÁGUAS". 
RIOS DE RITMOS PARA TODOS OS GRAUS DE AVENTUREIROS, COMO AS CORREDEIRAS E OS TRECHOS MAIS CALMOS DO RIO NOVO; POÇOS BORBULHANTES QUE IMPEDEM QUE OS BANHISTAS AFUNDEM POR CONTA DA PRESSÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E DE PARTÍCULAS DE AREIA, UM FENÔMENO NATURAL CONHECIDO COMO RESSURGÊNCIA; E AS CLÁSSICAS VEREDAS LOCAIS, UMA ESPÉCIE DE ESPONJA NATURAL QUE ACUMULA ÁGUA DA CHUVA E ALIMENTA OS RIOS DA REGIÃO.
E PARA PROVAR QUE ESSA HISTÓRIA DE DESERTO MOLHADO VEM DE LONGE, ESTUDOS COMPROVAM QUE O RIO NOVO, UM DOS MAIS IMPORTANTES DA REGIÃO, É O QUE SOBROU DA ÉPOCA EM QUE O JALAPÃO ERA UM ENORME OCEANO, HÁ 350 MILHÕES DE ANOS. 
FORMADO POR 7 MUNICÍPIOS (PONTE ALTA, MATEIROS, NOVO ACORDO, SÃO FÉLIX, LIZARDA, RIO DO SONO E DA CONCEIÇÃO, SANTA TEREZA E LAGOA), O JALAPÃO FOI, ATÉ POUCO TEMPO ATRÁS, UMA ÁREA DISCRIMINADA DO BRASIL, MESMO APÓS A EMANCIPAÇÃO DO NORTE DE GOIÁS QUE DERA ORIGEM AO MAIS NOVO ESTADO BRASILEIRO, O TOCANTINS.
ATÉ 1998, O BELO RIO NOVO ERA CRUZADO POR BALSAS RÚSTICAS FEITAS COM BURITI QUE LEVAVAM CARGA SECA DE UM LADO A OUTRO; AS CONDIÇÕES SOCIAIS ERAM MÍNIMAS E EM 2002, SEGUNDO LOCAIS, ALGUMAS CRIANÇAS SEQUER TINHAM IDEIA DO QUE ERA IR À ESCOLA. 
A SITUAÇÃO PARECE TER MUDADO MUITO POUCO, EMBORA OS AVANÇOS JÁ SEJAM SENTIDOS PELA POPULAÇÃO LOCAL, SOBRETUDO COM AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO QUE FORAM CHEGANDO JUNTO COM OS PRIMEIROS INVESTIMENTOS DO SETOR TURÍSTICO.
MAS NO LUGAR DAS CARAVANAS DE TROPEIROS QUE CRUZAVAM AQUELE TERRITÓRIO ÁRIDO EM DIREÇÃO AO VALE DO RIO TOCANTINS, A REGIÃO ASSISTE, ATUALMENTE, À INVASÃO (POR SORTE, AINDA BEM DISCRETA) DE VIAJANTES AVENTUREIROS EM BUSCA DE EXPERIÊNCIAS ÚNICAS NO CORAÇÃO DO BRASIL.
EXPEDIÇÕES EM CAMINHÕES ADAPTADOS, COMO AQUELES UTILIZADOS NOS FAMOSOS SAFÁRIS AFRICANOS, LEVAM GRUPOS DE VIAJANTES QUE JÁ NÃO SE CONTENTAM COM AS VIAGENS MAIS COMUNS; MOTORISTAS INDEPENDENTES QUE, A BORDO DE OBRIGATÓRIOS VEÍCULOS 4X4, EXPLORAM ÁREAS PRESERVADAS E ISOLADAS DO CENTRO DO BRASIL; E COMPETIDORES ALUCINADOS QUE, DE TEMPOS EM TEMPOS, DEIXAM MARCAS DE PNEUS NAS AREIAS DO JALAPÃO, EM DIREÇÃO A OUTROS SERTÕES DO PAÍS.
fonte e imagens – uol.com.br


























 SUA VISITA AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE A NAVEGAR EM NOSSO SITE.
ATÉ UM OUTRO DIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ZIQUINHO, O POLVINHO DIFERENTE

NO FUNDO DE UM MAR BRAVIO, NO PORÃO DE UM NAVIO, QUE NAUFRAGOU POR LÁ.
DONA POLVA ESTÁ CONTENTE, SEU MARIDO IMPACIENTE, POIS SEUS FILHOS VÃO CHEGAR.

NAQUELE MESMO DIA, DURANTE UMA CALMARIA, DE UMA TARDE DE VERÃO.
NASCERAM OS POLVINHOS, QUE CHEGARAM DE MANSINHO, PARA ORGULHO DO PAIZÃO.

NASCERAM OS POLVINHOS, QUASE TODOS IGUAISZINHOS, SE NÃO FOSSE UM DOS IRMÃOS.
ENQUANTO SETE DOS POLVINHOS ERAM TODOS IGUAISZINHOS, UM SÓ ERAM BRANCÃO.

POR SER TÃO DIFERENTE, DERAM-LHE O NOME DE GENTE, ÀQUELE POLVINHO ENGRAÇADO.
POR SER TÃO BRANQUINHO, E BASTANTE MIUDINHO, DE ZIQUINHO FOI CHAMADO.

ENQUANTO TODA TURMINHA, VINHA PELA TARDINHA, E NO NAVIO BRINCAVA.
ZIQUINHO TRISTE SENTADO, SENTINDO-SE REJEITADO, NÃO SE CONFORMAVA.

MAS O SÁBIO PROFESSOR, QUE ENTENDIA TUDO DE COR, ERA UM GRANDE TUBARÃO.
PROCUROU POR ZIQUINHO, E LHE DISSE BEM BAIXINHO, TER ENCONTRADO A SOLUÇÃO.

“ZIQUINHO VOU LHE DIZER TUDO QUE TENS A FAZER, PARA PRETINHO FICAR”
“TOME CUIDADO COM A ARRAIA, NADE ATÉ UMA PRAIA E DEIXE O SOL TE QUE…

CORRENDO VELOZMENTE DO BICHO ESTRANHO

Estava numa estrada comprida e reta, cercada de mato em ambos os lados. Nisto veio um bicho em alta velocidade. Alguém gritou para sair da frente, porque o bicho era muito feroz. Então dei um pulo e ele passou rapidamente. Sai correndo atrás do bicho, tão rápido quanto ele ia. Depois o bicho mudou de direção, vindo correndo atrás de mim. Sai correndo velozmente, mas o bicho estava me alcançando. Então pensei que era só voar que ele não me pegaria. Dei um grande salto e sai voando. Nisto vi o bicho passando logo abaixo de mim. Via só a poeira que ele fazia. O bicho mesmo não via. Fiquei pensando que ainda bem que o tal bicho não voava, senão estaria perdido.

VIÇOSA / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E JOVEM

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
foto - ?
VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES. QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE HISTÓRIA
TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE. A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A SANTA RITA DE CÁSSIA, NA REGIÃO QUE HOJE ABRANGE O MUNICÍPIO. A CONSTRUÇÃO DA ERMIDA E A FERTILIDADE DAS TERRAS ATRAÍRAM HABITANTES DE MUNICÍPIOS VIZINHOS, PRINCIPALMENTE DE MARIANA, O…